Reuters
Agroconsult eleva previsão de exportação de soja do Brasil para 70,5 mi t
18/jun/2019

Os dados apresentados pela Agroconsult na coletiva de imprensa de encerramento do Rally da Safra 2019 ganharam destaque na Reuters. A apresentação ocorreu em meio ao 12º Encontro de Previsão de Safra da ANEC, em São Paulo/SP. Veja o texto original no site da Reuters.

Reuters: Agroconsult eleva previsão de exportação de soja do Brasil para 70,5 mi t

As exportações de soja do Brasil, maior exportador mundial, deverão atingir 70,5 milhões de toneladas em 2019, apontou nesta segunda-feira a Agroconsult, que até março projetava 67 milhões de toneladas para os embarques no ano.

O aumento na projeção ocorre com o Brasil tirando proveito de questões ainda não resolvidas na disputa comercial entre os Estados Unidos e a China, o maior importador da oleaginosa.

Quando houve uma trégua na guerra comercial, os chineses compraram 14 milhões de toneladas de soja norte-americana, como sinal de boa vontade nas negociações, mas uma parte do volume adquirido pelos chineses ainda não foi embarcada, e as negociações entre as duas maiores economias azedaram novamente.

“Tem 5 a 6 milhões de toneladas de soja dos EUA que ainda não foram embarcada para a China”, disse o sócio-diretor da Agroconsult, André Pessôa, citando indicações no mercado sobre riscos de cancelamentos de embarques.

Rally da Safra 2019 - Evento em Cascavel/PR

Além disso, o plantio da safra dos EUA está sofrendo com um plantio histórico, o que elevou os preços da commodity, favorecendo vendas de produtores no Brasil.

Na temporada passada, o Brasil foi fortemente beneficiado pela disputa comercial entre EUA e China, que resultou em exportações recordes brasileiras, de cerca de 84 milhões de toneladas.

“São fatores que ainda não podemos mensurar, por isso estamos sendo mais conservadores”, comentou Brito, ponderando ainda que o tamanho da safra do Brasil seria um limitante para embarques de 70 milhões de toneladas.

Exportações de milho e soja maiores do que o esperado, em meio a problemas na safra dos Estados Unidos, trazem boas perspectivas para o plantio da nova safra brasileira, que deverá começar em setembro, destacou ainda a Agroconsult.

Rally da Safra 2019 - Sarandi/RS a Santa Rosa/RS

TODOS
NOTÍCIAS
DIÁRIO
PATROCINADORES:
APOIADORES: