Equipe 7
É CRÍTICA A SITUAÇÃO DAS LAVOURAS DO RIO GRANDE DO SUL
19/mar/2020

O Rally da Safra foi para o Rio Grande do Sul esperando encontrar lavouras em condições muito ruins, com base no monitoramento realizado pela equipe de Acompanhamento de Safra da Agroconsult. Em campo, isso se confirmou. A Equipe 7 percorreu o estado de 9 a 15 de março. Os dados de campo mostraram queda no stand de plantas e tanto no número quanto no peso de grãos.

É bom lembrar que em 13 de fevereiro, as estimativas do Rally da Safra para a produção de soja na safra 19/20 foram aumentadas para 126,3 milhões de toneladas. Naquele momento, já considerávamos uma quebra no Rio Grande do Sul, mas muito concentrada no Sul do estado. Havia previsão de chuva, o que permitiria a recuperação das lavouras nas Missões, no Planalto e na Serra, onde a expectativa era então de uma safra um pouco abaixo do normal, mas nada tão drástico quanto acabou acontecendo. As previsões não se confirmaram. A umidade continuou escassa e as temperaturas, altas. O restante de fevereiro e a primeira metade março foram períodos extremamente secos. Quando choveu, foi de modo bastante irregular e em baixos volumes. Alguns produtores foram mais afortunados e colheram uma produtividade melhor num ou noutro talhão onde choveu um pouco mais.
De todo modo, é certo que nossa estimativa de safra terá de ser reduzida. Já estamos analisando os dados de campo para determinar o tamanho da mudança.

Cancelada a Equipe 8 do Rally da Safra

Infelizmente, o agravamento da pandemia de Covid-19 no Brasil está obrigando a programação do Rally da Safra a passar por uma adaptação. Tivemos de cancelar a Equipe 8, programada para começar a avaliar a soja do Maranhão, do Piauí, do Tocantins e da Bahia de 22 a 28 de março, assim como o evento regional de Luís Eduardo Magalhães (BA), que estava marcado para 23 de março. O levantamento de safra nessas regiões terá de ser feito remotamente. Vamos redobrar nossos esforços para que ele seja o mais acurado possível, mesmo que não nos seja possível, ir à campo como gostaríamos.

Divulgação dos resultados do Rally 2020 apenas pela internet
A divulgação das estimativas da safra de soja produzidas pelo Rally da Safra foi mantida para 31 de março, mas apenas pela internet, por meio de um webinar, para que todos possam participar com segurança. Clique aqui para fazer sua inscrição – depois você receberá um email com as instruções sobre como acompanhar a transmissão. O evento marcado para a sede da Fiesp, em São Paulo, foi suspenso. Esperamos retomá-lo mais para meados do ano, quando já tivermos os resultados das avaliações para a 2ª safra de milho.

A divulgação dos dados do Rally de 31 de março está mantida. Faremos uma divulgação totalmente online para que todos possam participar com segurança.

TODOS
NOTÍCIAS
DIÁRIO
PATROCINADORES:
APOIADORES: