Equipe 4
O clima não foi o ideal, mas há muitas lavouras de ciclo médio em boas condições no Médio-Norte e no Oeste do MT
12/fev/2019

Não há muita uniformidade nas condições das lavouras de soja de ciclo médio no Médio-Norte e no Oeste do Mato Grosso. É a consequência de uma temporada em que as condições climáticas foram menos do que ideais. Mesmo assim, a produtividade em alguns dos talhões avaliados pode chegar a 70 sacos por hectare – o que é muito bom. Outras áreas, porém, não produziram tão bem assim, afetadas pelo excesso de chuva e dias nublados em novembro — o que segurou um pouco o desenvolvimento — ou por um período de pouca chuva em dezembro.

“Em resumo, as lavouras de soja de ciclo médio das regiões Oeste e Médio-Norte do Mato Grosso se desenvolveram bem. Então, elas tem potencial de recuperação, sim, de parte das perdas que vimos nas lavouras de ciclo precoce. Durante essa semana, ouvimos muitos relatos de produtores rurais que vão fechar com a mesma média do ano passado — um pouco acima ou um pouco abaixo — mas que não há uma grande quebra“, destaca Pablo Reveles, coordenador da Equipe 4 do Rally da Safra 2019.

 A Equipe 4 do Rally da Safra percorreu as duas regiões na semana de 4 a 8 de fevereiro. Na semana, os carros da equipe percorreram cerca de 8 mil quilômetros, passando por Nova Mutum, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Sinop no Médio-Norte mato-grossense. No Oeste, os técnicos do Rally passaram por Campo Novo do Parecis, Sapezal e Campos de Júlio, chegando até a divisa entre Mato Grosso e Rondônia.

Choveu abaixo da média em janeiro, o que facilitou o avanço rápido da colheita da soja e o subsequente plantio das lavouras de milho safrinha. Apesar disso, uma avaliação preliminar mostra que não está faltando umidade para os estágios finais da soja e o desenvolvimento inicial do milho 2ª safra: as equipes de campo constaram solos com boa umidade em boa parte das lavouras amostradas.

Milho safrinha no Mato Grosso

Equipe 5 do Rally da Safra 2019

De 12 a 16 de fevereiro, a Equipe 5 do Rally da Safra percorre o Leste do Mato Grosso — Barra do Garças, Canarana, Querência e Vila Rica — e parte do Tocantins (o encerramento é em Palmas). Na quinta-feira, 14, ocorre o 2º evento regional desta temporada. Será em Querência, no CTG Pousada do Sul, começando às 19h (clique aqui para se inscrever).

TODOS
NOTÍCIAS
DIÁRIO
PATROCINADORES:
APOIADORES: