Rally da Safra
Rally da Safra percorreu mais de 95 mil quilômetros em 2017 para analisar safra de soja e de milho
21/set/2017

Mais uma temporada do Rally da Safra chega ao fim. Durante oito meses, a expedição pelo Brasil coletou dados e realizou análises da safra de soja e de milho pelo Brasil que produz. Agora é hora de relembrar o roteiro antes de se preparar para pegar a estrada novamente.

Relembre o roteiro completo da expedição.

No total, a expedição percorreu mais de 95 mil quilômetros na temporada 2016/2017, passando por 303 municípios em 12 estados brasileiros diferentes.  Ao mesmo tempo, foram realizados 15 eventos regionais, nos quais foi compartilhado conhecimento com mais de três mil produtores rurais.

Rally da safra de soja

A expedição tomou a estrada no dia 16 de janeiro, partindo de Sinop, no Mato Grosso, para analisar a safra de soja nas principais regiões produtoras do país. A equipe 1, que desbravou o MT, passou também por Sorriso, Nova Mutum e Campo Novo do Parecis, finalizando a viagem em Cuiabá.

segunda equipe do Rally da Safra 2017 começou a viagem em 23 de janeiro, em Maringá, no Paraná. A partir dali, o primeiro time seguiu para Cascavel e Guaíra (PR), além de Ponta Porã, Dourados e Campo Grande (MS). Ao mesmo tempo, a segunda parte da equipe passou por Goioerê e Guaíra (PR), antes de seguir para Naviraí, Maracaju e Campo Grande (MS).

De 30 de janeiro a 4 de março, a terceira equipe do Rally da Safra passou pelos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, na região Centro-Oeste. Enquanto parte da equipe seguiu pelos municípios de Campo Grande, Chapadão do Sul (MS), Rio Verde, Jataí, Mineiros (GO) e Campo Grande (MS), a outra parte passou por Primavera do Leste, Alto Garças e Rondonópolis (MT).

quarta equipe do rally acelerou pelo estado do Mato Grosso entre 13 e 17 de fevereiro deste ano. Entre as cidades visitadas estiveram Cuiabá, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Campo Novo do Parecis e Tapurah.

A viagem continua

De 18 a 23 de fevereiro, a equipe 5 visitou os estados do Mato Grosso e de Minas Gerais. No MT, a expedição passou por Sinop, Gaúcha do Norte, Querência, Barra do Garças e Água Boa. A viagem foi finalizada em MG, na cidade de Uberlândia.

equipe 6 embarcou na Amarok em 6 de março para pegar a estrada e passar pelos estados de Minas Gerais, Goiás e Bahia. A expedição começou no município de Uberlândia (MG), passou por Catalão (GO), antes de voltar para o estado mineiro, em Unaí, e seguir para Posto Rosário e Barreiras (BA).

Na semana seguinte, a sétima equipe do rally percorreu o Sul do Brasil. A viagem começou em Cascavel, no Paraná, desceu para Xanxerê, em Santa Catarina, e seguiu até o Rio Grande do Sul. No estado gaúcho, os pesquisadores passaram pelas cidades de Santa Rosa, Cruz Alta, Passo Fundo e Campos Novos, antes de fechar o ciclo e Florianópolis (SC).

O último time da Agroconsult a pegar a estrada para analisar a safra de soja foi a equipe 8. A expedição começou em 18 de março e seguiu até o dia 24 daquele mês. No roteiro, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães (BA), Cristino Castro, Uruçuí (PI), Balsas (MA), Colinas do Tocantins e Palmas (TO).

Rally da safrinha de milho

Passada a safra de soja, o rally retomou as viagens pelo Brasil que produz para analisar o milho safrinha. A partida ocorreu em 8 de maio, com a largada da equipe 9. O fotógrafo Eduardo Monteiro registrou a viagem da equipe 9, que rodou o estado do Mato Grosso. Entre as cidades visitadas estiveram Sinop, Nova Mutum, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Campo Novo do Parecis, Sapezal e Cuiabá.

De 15 a 20 de maio foi a vez da equipe 10 visitar os estados do Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. A expedição passou por Cuiabá, Rondonópolis, Primavera do Leste (MT), Mineiros e Rio Verde (GO). E etapa foi encerrada em Cuiabá (MS).

A edição de 2017 do Rally da Safra chegou ao fim no início de junho, com a viagem da equipe 11. O time passou pelo Mato Grosso do Sul e pelo Paraná. Entre as cidades visitadas estiveram Campo Grande, Dourados (MS), Guaíra, Cascavel, Assis Chateaubriand e Maringá (PR).

Compartilhando conhecimento

Mais do que coletar dados e realizar análises das safras de milho e soja, o Rally da Safra tem como objetivo compartilhar conhecimento com os produtores rurais do país. E para gerar esse bate-papo, foram realizados 15 eventos que percorreram oito estados brasileiros.

Entre os dias 3 e 27 de abril, a expedição passou por dez cidades para apresentar os resultados da safra de soja. Foram visitados municípios como Ponta Grossa (PR), Xanxerê (SC), Passo Fundo e Cruz Alta (RS) na região Sul. O rally também compartilhou conhecimento com produtores das regiões de Uberlândia (MG), Catalão (GO), Luís Eduardo Magalhães (BA), Porto Nacional (TO), Querência  e Lucas do Rio Verde (MT).

Mais tarde, em agosto, foi a vez de passar adiante os resultados da safrinha de milho pelo país. O Rally da Safra finalizou sua edição de 2017 ao passar pelas cidades de Sorriso, Rondonópolis (MT), Jataí (GO), Dourados (MS) e Cascavel (PR).

Faça o download dos resultados do Rally da Safra gratuitamente clicando aqui.

Rally da Safra 2017

Realizado pela Agroconsult, o Rally da Safra chegou à 14ª edição  em 2017. A iniciativa tem patrocínio do Banco Santander, Bayer, Monsanto, Pirelli, VLI, Volkswagen e Yara.

A expedição também conta com apoio da Aprosoja MT, Agrosatélite, FIESP, Fundação Agrisus e Impar Consultoria no Agronegócio.

TODOS
NOTÍCIAS
DIÁRIO
PATROCÍNIO:
APOIADORES: