Agroconsult
Rally da Safra lança websérie Relatos do Brasil que Produz
03/out/2019

O Brasil foi palco, nos últimos anos, de uma história de expansão agrícola das mais fascinantes. A área plantada de grãos no Brasil aumentou mais de 20 milhões de hectares desde 2003. É o equivalente a pouco mais do que o território do Uruguai ou duas vezes o tamanho de Portugal. Mais de 95% do crescimento vieram do Cerrado brasileiro. Tudo isso só foi possível graças a dois fatores: a disposição dos agricultores e o avanço da tecnologia. Nos últimos 16 anos, o Rally da Safra testemunhou essa grande evolução agrícola. E ela está muito longe de acabar.

Agora é hora de falar sobre alguns dos principais aspectos que levaram a tantas transformações. A websérie Relatos do Brasil que Produz mostra, em três episódios, a opinião de agricultores sobre questões como tecnologias de produção, gestão no agronegócio e sustentabilidade no campo. O conteúdo será publicado nos dias 8, 9 e 10 de outubro no site rallydasafra.com.br. O público também poderá ver material adicional em Facebook.com/RallyDaSafra e em YouTube.com/RallyDaSafra.

Assista ao primeiro teaser da websérie desenvolvida pelo Rally da Safra.

Para falar sobre temas tão relevantes para o agronegócio, o Rally da Safra foi Centro-Oeste para entrevistar, no total, dez produtores rurais com diferentes perfis. Durante a viagem, a equipe do projeto passou por Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop, no Mato Grosso, e depois seguiu para Rio Verde e Jataí, em Goiás.

As filmagens começaram pelo Mato Grosso. Entre os produtores que deram seus depoimentos estão Guerino Ferrarin, do Grupo Guerino Ferrarin, José Macedo Soares, da Fazenda Capuaba, e Paulo Franz, da Fazenda Mano Julio, em Lucas do Rio Verde. Em Sorriso, foram entrevistados o produtor rural Rodrigo Pozzobon, do Grupo Jaçanã, e Tiago Stefanello, presidente do Sindicato Rural de Sorriso. A primeira etapa de entrevistas encerrou com Agenor Pelissa, da Agropel Sementes, em Sinop.

A segunda etapa de entrevistas da websérie aconteceu em Goiás. Conversaram com a equipe do Rally os agricultores Antonio Chavaglia, presidente da cooperativa Comigo, e o produtor rural Ivan Brucceli, da Fazenda São Benedito, em Rio Verde. Por fim, participaram Joel Ragagnin, do Condomínio Ragagnin, e Vitor Gaiardo, presidente do Sindicato Rural de Rio Verde, em Rio Verde.

Episódio 1 – As tecnologias que transformam o agro

O presente, o passado e o futuro das tecnologias de produção no campo. No primeiro episódio da websérie do Rally da Safra, os agricultores falam sobre manejo de solo, genética, produtos biológicos e, por fim, sobre agricultura 4.0. “O que você faz hoje se eu tirar apenas o seu celular do bolso? O que você vira?”, diz Guerino Ferrarin, entusiasta da digitalização dos processos agrícolas.

Episódio 2 – A gestão que leva o agro ao futuro

A gestão pode ser um fator importantíssimo na longevidade de um negócio no campo. “Eu acredito que a base da gestão agrícola é a gestão de risco. Primeiramente, o risco climático, que acho ser o mais difícil de ser mensurado. Depois eu tenho a gestão financeira. Depois, a gestão do tempo”, afirma Joel Ragagnin. No episódio, os produtores comentam também aspectos relacionados à gestão de pessoas, o perfil do profissional do futuro e a sucessão.

Episódio 3 – Sustentabilidade aplicada ao agro

O futuro da agricultura no Brasil passa pela sustentabilidade. “Não existe nenhum antagonismo entre você ser um bom produtor, produzir alimento com eficiência e preservar o meio ambiente”, diz José Eduardo Macedo Soares, o Zecão. “Nós somos exemplo de sustentabilidade para o planeta inteiro”, afirma Rodrigo Pozzobon.

Websérie Rally da Safra Relatos do Brasil que Produz

Ficha técnica

Por Agroconsult e Rally da Safra

Produção: André Debastiani, Valmir Assarice, Jailton Pereira e Marcelo Nunes

Direção: Giovane Rocha

Roteiro: André Pessôa, André Debastiani, Gladinston Silvestrini e Marcelo Nunes

Som direto: Giovane Rocha

Edição: Marcelo Nunes, Emmanuel Fontes e Gladinston Silvestrini

Pós-produção: Marcelo Nunes

TODOS
NOTÍCIAS
DIÁRIO
PATROCINADORES:
APOIADORES: