Soja 2018/19 no Mato Grosso
6 coisas que você precisa saber sobre a safra de soja 2018/19 no Mato Grosso
11/abr/2019

O Rally da Safra 2019 apresentou, em evento na Fiesp, em São Paulo, os resultados obtidos em três meses na estrada para avaliar a safra de soja 2018/19. No total, foram 55 dias de viagem que resultaram em mais de 1,3 mil lavouras analisadas em 14 estados diferentes do Brasil.

Entre eles está o Mato Grosso, estado que lidera o ranking da produção de soja no país. A expedição realizada pela Agroconsult passou por lá com as equipes 1, 3, 4 e 5 em janeiro e fevereiro.

A produtividade média da soja no Mato Grosso foi estimada em 56,3 sc/ha na safra 2018/19, ante 57,6 sc/ha na safra passada.

Abaixo, listamos seis das causas que levaram a essa redução. Informações mais detalhadas, com dados sobre as demais regiões produtoras do Brasil, estão disponíveis em nosso e-book com os resultados da safra 2018/19, que pode ser baixado gratuitamente.

Os principais destaques da safra de soja 2018/19 no Mato Grosso

Download dos resultados da Safra de soja 2018/19 no Brasil e Mato Grosso

1. Houve excelentes condições de plantio, com boa umidade e regularidade de plantio.

2. Novembro foi extremamente chuvoso e com muitos dias nublados. Dezembro foi seco e com altas temperaturas.

3. As lavouras precoces foram as mais afetadas, em especial nas regiões de algodão safrinha. O ciclo encurtou de 5 a 10 dias.

4. O bom desenvolvimento das lavouras de ciclo médio e tardio compensou parte das perdas de produtividade na soja precoce.

5. O manejo de pragas e doenças foi eficiente. Nematóides continuam sendo um problema.

6. Investimentos recentes em perfil de solo e em formação de palhada reduziram as perdas desta safra.

Equipe 5 do Rally da Safra avaliou a safra de soja no Mato Grosso

O Rally da Safra volta à estrada em maio

Terminou a etapa de avaliações em lavouras de soja, mas o Rally da Safra 2019 ainda voltará à estrada. Nesta edição, outras três equipes avaliarão o milho segunda safra de 6 de maio a 7 de junho no Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Iniciativa da Agroconsult, o Rally da Safra 2019 chega à 16ª edição com patrocínio do Banco Santander, FMC, Corteva Agriscience, OCP, VLI e Amarok / Volkswagen, com apoio da FIESP, Fundação Agrisus e WebMotors.

App Rally da Safra

 

TODOS
NOTÍCIAS
DIÁRIO
PATROCINADORES:
APOIADORES: