Safra 2017/18
3 destaques sobre a safra de soja 2017/18 no Brasil
10/abr/2018

As viagens do Rally da Safra 2018 para avaliar a safra de soja nas principais regiões produtoras do Brasil chegaram ao fim. E, enquanto nos preparamos para voltar à estrada e analisar as lavouras de milho segunda safra, a gente elenca alguns destaques do que foi visto em campo no primeiro trimestre.

E se você quer saber como foi a safra brasileira em alguma região do Brasil especificamente, é só dar uma olhada nas listas que já publicamos aqui no site.

3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SAFRA DE SOJA NA REGIÃO SUL
5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SAFRA DE SOJA EM GO E MG
4 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SAFRA DE SOJA NO MATO GROSSO DO SUL
5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SAFRA DE SOJA 2017/18 NO MATO GROSSO
3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SAFRA DE SOJA NO MAPITO-BA

Safra de soja e Rally da Safra

  1. A safra de soja 2017/18 em números

De modo geral, a produção nacional deverá alcançar 118,9 milhões de toneladas de soja, de acordo com a estimativa da Agroconsult. O número superou o recorde da safra 2016/17, quando foram registradas 114,6 milhões de toneladas do grão. A produtividade também aumentou: média de 56,5 sacas por hectare (ante 56,3 sacas por hectare em 2016/17).

  1. Condições climáticas

Apesar do excelente resultado no país, o clima não foi perfeito. Em algumas regiões o plantio atrasou, noutras a chuva foi irregular durante o desenvolvimento – e no Extremo Sul a seca foi severa.

  1. Produção e produtividade recorde

Mesmo assim, houve novo recorde – tanto de produção quanto de produtividade. Contudo, esse avanço na produtividade não tem sido uniforme para todos os produtores. “A distância entre os menos e os mais produtivos está aumentando”, afirma André Pessôa, sócio-diretor da Agroconsult.

Expectativa para o milho safrinha

Depois da safra recorde de soja, a atenção agora se volta para o milho 2ª Safra. O clima – até agora – favorece o desenvolvimento das lavouras, cuja produtividade também pode surpreender.

TODOS
NOTÍCIAS
DIÁRIO
PATROCINADORES:
APOIADORES: