SAFRA DE SOJA
5 coisas que você precisa saber sobre a safra de soja 2017/18 no Mato Grosso
02/abr/2018

O Rally da Safra 2018 encerrou, com as atividades da Equipe 9 no MAPITO-BA, as avaliações da safra de soja 2017/18 pelas principais regiões produtoras do Brasil. Depois de analisar dados como população de plantas, contagem de grãos e de vagens por planta, peso de mil grãos, entre outros elementos que compõem a metodologia da expedição, chegou a hora de compartilhar os resultados

No Mato Grosso, estado líder na produção de grãos em todo o país, a produtividade média ficou em 56,7 sc/ha.O número representa de mais de 1 sc/ha com relação à temporada 2016/17, quando a média ficou em 55,5 sc/ha.

Rally da Safra 2018 no Mato Grosso

1. Diferenças regionais

Por se tratar de um estado grande e com enorme capacidade de produção, pôde-se notar algumas diferenças com relação ao plantio. Enquanto tudo ocorreu com tranquilidade no Médio-Norte e no Oeste do Mato Grosso, houve atraso no plantio no Sudeste e no Leste do estado.

2. Produtividade em alta

Com raríssimas exceções, as lavouras apresentaram alta produtividade em praticamente todo o estado. O resultado é um novo recorde no MT: 56,7 sacos por hectare.

3. Condições climáticas 

A chuva que caiu no Médio-Norte do estado durante a colheita chegou a preocupar alguns produtores. No entanto, as perdas foram pontuais e, de modo geral, não afetaram a produtividade.

4. Manejo eficiente de pragas e doenças

O manejo de pragas e doenças no Mato Grosso foi considerado eficiente pelas equipes do Rally da Safra que visitaram o estado. Contudo, apontamos a presença de nematóides como generalizada.

5. Bom desempenho no ciclo precoce

Variedades de soja precoce continuaram com um excelente desempenho no Mato Grosso durante a temporada 2017/18.
Safra de soja e Rally da Safra

Rally da Safra 2018

Nesta 15ª edição do Rally são 12 equipes em campo, das quais nove avaliaram as lavouras de soja até o mês de março. Outras três vão a campo entre maio e junho para verificar as áreas de milho segunda safra.

O levantamento acontece em 500 municípios nos 13 principais estados produtores que correspondem a 95% da área de soja e 72% da área de milho: Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins. No total, são percorridos aproximadamente 100 mil quilômetros.

A expedição nas redes sociais

Você pode acompanhar os detalhes das nossas viagens a campo aqui pelo nosso site e também nas redes sociais. Siga o Rally da Safra no Facebook /RallyDaSafraTwitter @RallyDaSafra e Instagram @RallyDaSafra.
 

TODOS
NOTÍCIAS
DIÁRIO
PATROCINADORES:
APOIADORES: