SAFRA DE SOJA
5 coisas que você precisa saber sobre a safra de soja em GO e MG
04/abr/2018
Chegou ao fim a primeira etapa do Rally da Safra 2018. Durante todo o primeiro trimestre, nove equipes foram a campo para avaliar as lavouras de soja nas principais regiões produtoras do Brasil. Com os dados em mãos, apresentados os resultados da temporada 2017/18 ao mercado em um evento realizado na Fiesp, em São Paulo. O material pode ser conferido na íntegra clicando aqui.
Desta vez, preparamos um resumo sobre o que é bom ficar atento a respeito da safra de soja nos estados de Minas Gerais e de Goiás. Ambos foram visitados pela Equipe 6 do Rally da Safra, que saiu de Goiânia/GO em 5 de março com destino a Brasília/DF, onde chegou em 9 de março. No caminho, visitamos as regiões de Uberlândia/MG, Catalão/GO e Unaí/MG.
Antes disso, no início de fevereiro, a Equipe 3 da expedição já havia passado por Goiás. Nossos técnicos e convidados passaram pelas regiões de Rio Verde, Mineiros e Jataí – município este que recebeu o primeiro evento regional da temporada. Na ocasião, reunimos cerca de 200 produtores para discutir a situação da safra em todo o país.
Abaixo, alguns insights levantados pela Agroconsult sobre a situação da soja em GO e MG.
Safra de soja e Rally da Safra

1. Produtividade em alta em Minas Gerais

A produtividade das lavouras de sequeiro em MG surpreende positivamente, em particular no Noroeste no estado. No geral, a média aumentou dos 58 sacos por hectare da temporada passada para 60 sc/ha na atual.

2. Goiás também elevou a produtividade da soja

O estado da região Centro-Oeste também elevou sua média e contribuiu para a nova supersafra brasileira. A média de produtividade em GO passou de 55 sc/ha em 2016/17 para 56,4 sc/ha em 2017/18.

3. Condições climáticas

A chuva na região Sudoeste de Goiás demorou a regularizar. Como consequência principal, o plantio foi atrasado.

4. Leste de GO 

Na região Leste de Goiás, as lavouras se desenvolveram com uniformidade e alto potencial produtivo. Mais um ponto que elevou a média do estado para 56,4 sacos por hectare na temporada 2017/18.

5. Pragas e doenças

De maneira geral, Goiás e Minas Gerais não sofreram com a presença de pragas e doenças, com exceção de fungos de solo em GO.
Rally da Safra em MG e GO

Rally da Safra 2018

Nesta 15ª edição do Rally são 12 equipes em campo, das quais nove avaliaram as lavouras de soja até o mês de março. Outras três vão a campo entre maio e junho para verificar as áreas de milho segunda safra.

O levantamento acontece em 500 municípios nos 13 principais estados produtores que correspondem a 95% da área de soja e 72% da área de milho: Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins. No total, são percorridos aproximadamente 100 mil quilômetros.

A expedição nas redes sociais

Você pode acompanhar os detalhes das nossas viagens a campo aqui pelo nosso site e também nas redes sociais. Siga o Rally da Safra no Facebook /RallyDaSafraTwitter @RallyDaSafra e Instagram @RallyDaSafra.

TODOS
NOTÍCIAS
DIÁRIO
PATROCINADORES:
APOIADORES: