Safra 2017/2018
3 coisas que você precisa saber sobre a safra de soja no MAPITO-BA
09/abr/2018

Depois de avaliar as lavouras de soja pelas principais regiões produtoras do Brasil, chegou a hora de compartilhar os resultados da temporada 2017/18. A Equipe 9 do Rally da Safra passou pela região do MAPITO-BA na segunda metade de março, quando realizou um evento regional para os produtores da região de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia.

A produção nacional deverá alcançar 118,9 milhões de toneladas de soja. O número superou as 114,6 milhões de toneladas na safra passada. A produtividade também aumentou: média de 56,5 sacas por hectare (ante 56,3 sacas por hectare em 2016/17).

E agora chegou a vez de listarmos os principais destaques da safra nos estados do MaranhãoPiauíTocantins e BahiaVocê pode fazer o download do material completo clicando aqui.

Leia também:

3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SAFRA DE SOJA NA REGIÃO SUL
5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SAFRA DE SOJA EM GO E MG
4 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SAFRA DE SOJA NO MATO GROSSO DO SUL
5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SAFRA DE SOJA 2017/18 NO MATO GROSSO

Safra de soja e Rally da Safra

  1. Condições climáticas

Choveu bem no MAPITO, resultando na melhor safra da história nessa região, com produtividades recordes nos 3 estados. Tome-se o exemplo da Bahia: diferentemente das safras anteriores, neste ano o clima foi regular em todo o Oeste do estado. Resultado: as três principais culturas (soja, milho verão e algodão) devem apresentar desempenhos excelentes.

  1. Mais investimentos

Os bons resultados da safra atual reforçam a expectativa de aumento nos investimentos por parte dos produtores da região, seja em melhoria no perfil do solo, em abertura de área ou em ampliação da safrinha.

  1. Produtividade das lavouras de soja

A pressão de pragas e doenças é baixa e o manejo tem sido feito do modo adequado. Isso colaborou para que as lavouras se desenvolvessem de modo uniforme, mantendo potencial de alta produtividade. No Maranhão, a estimativa de produtividade aumentou de 50,2 sc/ha (2016/17) para 53 sc/ha (2017/18). No Piauí o crescimento é ainda maior – de 49,2 sc/ha (16/17) para  55 sc/ha (17/18).

No Tocantins, o crescimento na produtividade esperada para a safra é de 5,1 sc/ha, chegando a 54 sc/ha na temporada 2017/18. Por fim, a Bahia registra aumento de 6 sc/ha na estimativa de produtividade média, chegando a 60 sc/ha em 2017/18.

Rally da Safra no Sul do Brasil

Rally da Safra 2018

Nesta 15ª edição do Rally são 12 equipes em campo, das quais nove avaliaram as lavouras de soja até o mês de março. Outras três vão a campo em maio e junho para verificar as áreas de milho safrinha.

As viagens percorrem 500 municípios nos 13 principais estados produtores que correspondem a 95% da área de soja e 72% da área de milho. Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins. No total, são percorridos aproximadamente 100 mil quilômetros.

A safra de soja nas redes sociais

Você pode acompanhar os detalhes das nossas viagens a campo aqui pelo nosso site e também nas redes sociais. Siga o Rally da Safra no Facebook /RallyDaSafraTwitter @RallyDaSafra e Instagram @RallyDaSafra.

TODOS
NOTÍCIAS
DIÁRIO
PATROCINADORES:
APOIADORES: