Portal DBO
Soja: diferença de produtividades aumenta, segundo Rally da Safra
03/abr/2018

Da safra 2009/2010 até a atual, a produtividade média saltou de 48,8 sacas/hectare para 56,5 sc/ha. A frequência de talhões com mais de 60 sc/ha também aumentou, assim como as áreas que chegam a produzir mais de 100 sc/ha. Mas esse avanço na produtividade não tem sido uniforme para todos os produtores. “A distância entre os menos e os mais produtivos está aumentando”, afirma André Pessôa, sócio-diretor da Agroconsult. Essa diferença, porém, não é generalizada e está mais visível no Cerrado. “No Sul, por exemplo, o ritmo de crescimento ainda é parecido, talvez por influência das cooperativas, que conseguem levar assistência técnica e tecnologia de forma mais homogênea aos produtores”.

Para Pessôa, no Centro-Oeste existem três grupos de produtores: um minoritário, que já está utilizando as melhores tecnologias e cuidando de todos os aspectos para produzir com alto rendimento; o intermediário, predominante, que está em busca das tecnologias, mas não tem o capital para fazer tudo de uma vez – e a rentabilidade da safra 2017/2018 pode ajudar nos investimentos; e um grupo, também pequeno, que não está preocupado em investir nas tecnologias e satisfeito em produzir 44 ou 50 sc/ha. “Mas esse último grupo vai acabar saindo da atividade, porque não vai compensar mais. Vai acabar arrendando a terra para alguém que esteja usando mais tecnologia”, diz Pessôa.

Leia a matéria completo no site do Portal DBO clicando aqui.

Safra de soja no Brasil

Rally da Safra analisa soja e milho em 2018

Nesta 15ª edição do Rally são 12 equipes em campo, das quais nove avaliaram as lavouras de soja até o mês de março. Outras três vão a campo entre maio e junho para verificar as áreas de milho safrinha.

O levantamento acontece em 500 municípios nos 13 principais estados produtores que correspondem a 95% da área de soja e 72% da área de milho: Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins. No total, são percorridos aproximadamente 100 mil quilômetros.

A expedição nas redes sociais

Você pode acompanhar os detalhes das nossas viagens a campo aqui pelo nosso site e nas redes sociais. Siga o Rally da Safra no Facebook /RallyDaSafraTwitter @RallyDaSafra e Instagram @RallyDaSafra. A expedição também está no Youtube /RallyDaSafra.

Resultados da safra de soja 2017/18

Quer ter acesso ao material com os resultados da safra de soja no Brasil. É muito fácil. Preencha o formulário abaixo e clique em “cadastrar”. Logo após isso, o download começará automaticamente.

TODOS
NOTÍCIAS
DIÁRIO
PATROCINADORES:
APOIADORES: