Equipes 6 e 7
O verão ameno e o excesso de dias nublados alongaram o ciclo das lavouras de soja no interior paulista
07/mar/2018

A Equipe 7 do Rally da Safra rodou ontem de Campinas a Itapeva, na região Sul do estado de São Paulo. No caminho, parte do grupo visitou a Cooperativa Agroindutrial Holambra. Seus associados possuem uma área de 60 mil hectares, cultivadas nas safras de verão e de inverno. Nesta temporada, eles plantaram 40 mil hectares de soja. Cerca de 60% do total já foram colhidos, com uma média próxima de 75 sacos por hectare. À essa altura, era de esperar que tudo a safra de soja já estivesse concluída. Ocorre que o plantio demorou para ser finalizado no início da temporada e o ciclo das lavouras alongou devido ao clima um pouco mais frio em dezembro e ao excesso de dias nublados. Resultado: há um atraso de aproximadamente três semanas na colheita, numa situação bastante parecida com a do Paraná e do Mato Grosso do Sul.

Uma das consequências desse atraso é a diminuição na área de milho safrinha. Os associados da Holambra estão plantando menos do que o inicialmente planejado. Essa área que não será aproveitada na safrinha de milho será cultivada com trigo ou poderá ficar em pousio. Uma cultura em expansão na cooperativa é a de algodão, que nesta safra já ocupa 4,5 mil hectares. Veja mais detalhes no vídeo abaixo, no qual Fabio Meneghin, coordenador do Rally da Safra, conversa com Marcio Van Melis, diretor técnico da cooperativa.

Nesta quarta-feira, 7 de março, acontece o evento regional de Ponta Grossa (PR), destino da Equipe 7. Na terça-feira, a Equipe 6 realizou o evento de Uberlândia, reunindo quase 200 pessoas no CDL. Veja as fotos.

Evento do Rally da Safra em Ubrelândia

TODOS
NOTÍCIAS
DIÁRIO
PATROCINADORES:
APOIADORES: