A lagarta falsa-medideira (Chrysodeixis includens) era uma praga de pouca importância, mas ganhou relevância após o surgimento da ferrugem-asiática no Brasil. 

Essa lagarta pode ser encontrada em todas as regiões produtoras brasileiras. A soja e o algodão são as duas culturas associadas à praga, por serem plantas hospedeiras.

A falsa-medideira consome boa parte das folhas, mas não as nervuras, deixando a planta com um aspecto rendilhado. Por conta disso é fácil perceber sua presença nas lavouras. Os maiores danos ocorrem quando a soja já está  desenvolvida, principalmente no período da floração.

 A diminuição da área foliar faz com que a planta realize menos fotossíntese. Este fato acaba afetando o peso de grãos e, por consequência, a produtividade da lavoura.  

falsa medideira

Como prevenir a lagarta falsa-medideira 

Para evitar o ataque da lagarta falsa-medideira, é importante realizar a rotação de culturas para reduzir a população da praga e quebrar seu ciclo de reprodução.

 É possível fazer o controle por meio de inseticidas, mas essa lagarta é tinhosa e permanece durante o dia no terço médio-inferior das plantas, região pouco atingida pelos defensivos agrícolas. 

Saiba mais em https://bit.ly/LagartaRallyDaSafra. Além disso, saiba tudo sobre pragas e doenças da soja e do milho pelo nosso site.