Vai ser dada a largada para mais uma edição do Rally da Safra – projeto realizado pela Agroconsult que chega à 18ª edição em 2021. Em 17 temporadas viajando pelas principais regiões produtoras do Brasil, a expedição soma 970 mil quilômetros percorridos, 20 mil lavouras avaliadas e mais de 36 mil participações em eventos.

O que o Rally da Safra aprendeu com a pandemia?

O ano de 2020 foi uma prova de fogo. O Rally da Safra estava no final da etapa de avaliação da safra de soja, em março, quando veio a pandemia – e, com ela, as restrições à locomoção e às aglomerações, o fechamento do comércio e uma onda de temor que ainda causa dificuldades a boa parte das atividades econômicas, especialmente para o setor de eventos, que precisa se reinventar.

O Rally da Safra transformou-se rapidamente num evento digital. A 2ª etapa, com foco nas avaliações do milho 2ª safra, aconteceu de modo 100% virtual. O contato com os produtores foi mantido por meio de plataformas de videoconferência, com resultados surpreendentemente positivos.

Foi possível conversar com um número maior de agricultores, em mais regiões do Brasil e aprofundar o conhecimento sobre a safra. Os eventos presenciais tornaram-se lives pela internet, com uma nova roupagem – mais moderna, informal e participativa. O levantamento de safra ocorreu de forma colaborativa, com centenas de técnicos espalhados por todo o Brasil.

O sucesso do novo formato trouxe a certeza de que o Rally nunca mais seria o mesmo. Ainda que as restrições às viagens e aglomerações sejam relaxadas daqui em diante, o formato digital veio para ficar.

O que vem por aí?

Em 2021, o Rally da Safra volta a percorrer as principais regiões produtoras de soja e milho do Brasil, tanto de forma presencial quanto virtual. Renovamos o formato para trazer mais segurança aos participantes, prevendo o retorno das atividades de campo, mas levando o Rally ainda mais longe.

Uma comunicação digital mais intensa aprofundará o contato com os produtores para levantar informação de qualidade. Elaboramos um plano de contingência para trazer mais previsibilidade à execução do projeto. Embarque conosco nessa viagem para realizar o levantamento técnico das condições da safra, conversar com produtores e apresentar ao mercado as tecnologias e serviços que sua empresa tem a oferecer.

No caminho, vamos colher informações e devolvê-las na forma de conhecimento para que os agricultores possam planejar comercialmente a safra.